Realizações

Desde sua criação foram desenvolvidos  os mais variados  projetos nos 7 programas desenvolvidos pelo ISMECN: 1) sete projetos de Pesquisa Científica; 2) cinco projetos de Reflorestamento e Arborização de espécies silvestres.
Os projetos e pesquisas efetuados resultaram em mais de trinta trabalhos científicos e técnicos dentre os quais: mais de quinze apresentados em eventos científicos; dez relatórios técnicos; três monografias de bacharelado; três dissertações de mestrado e duas teses de doutorado.
O Programa de Educação Ambiental do ISMECN já contemplou mais de quatro mil alunos e visitantes, na sua grande maioria de instituições de ensino da região em um raio de duzentos Km.
Os Projeto Educativos e de Pesquisa do ISMECN já foram divulgados amplamente pelos meios de comunicação regionais e nacionais através de 57 artigos para jornais, mais de 20 matérias para emissoras de TVs e várias entrevistas para estações de Rádio. As últimas matérias e entrevistas foram para o EPTV Sul de Minas,  em 2021,  acerca das queimadas florestais na região.
Desde o ano 2000 o ISMECN vem trabalhando em parceria com a Associação de RPPNs e Reservas Privadas de Minas Gerais (ARPEMG) – criada no mesmo ano – e atualmente está disponibilizando a sua sede na Fazenda Lagoa para a coordenação da ARPEMG.

Centro de Pesquisas:

Uma das principais realizações do ISMECN foi a implantação de seu Centro de Educação Ambiental e Pesquisas Ecológicas (CEPA / ISMECN), voltado especialmente para projetos e atividades nas reservas florestais da Fazenda. Este Centro dispõe da seguinte infra-estrutura:

• Salão de Cursos e de Recepção das Escolas no Programa de Educação Ambiental;
• 3 Bibliotecas com mais de 5000 volumes (Meio Ambiente, Geografia, Botânica e outros temas): Biblioteca Geral – Biblioteca Infanto – Juvenil e Biblioteca de Obras Raras e Antigas;
• Coleção demonstrativa do Herbário do Horto Monte Alegre (fundado em 1978) com mais de 2000 exicatas e que foi doado ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro;
• Museu com coleções de rochas, frutos e ninhos do sul de Minas Gerais e jogos educativos;
• Hospedagens para pesquisadores – estudantes universitários e professores e jovens monitores do programa de educação ambiental.